Notícias

2023-11-02

O Alentejo que foi a Espanha mostrar-se na Fehispor. Da gastronomia ao património

Abre a Fehispor com Estremoz a mostrar-se a Badajoz como um dos concelhos alentejanos que  está no centro da Península Ibérica. Haverá melhor localização para atrair o mercado espanhol?
 
TEXTO | Roberto Dores

   «Há aqui um grande mercado a pouco mais de meia hora de Estremoz. Temos que nos afirmar pelo mundo fora como um concelho que está no centro e não no interior», sublinhou o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, depois de ter recebido no stand o alcaide de Badajoz, que teve a oportunidade de degustar a doçaria estremocense.

   É à boleia de promoções como esta no país vizinho que se tem chegado mais longe na atracção de turistas espanhóis. «É sinal que a aposta vai no caminho certo. Temos a noção que o turismo é o caminho certo para o nosso crescimento», enfatizou o edil.

   Ali perto Vila Viçosa também exibe o vasto património que sustenta a candidatura à Unesco. Está quase. «É nossa ideia que até final do ano o dossiê de Vila Viçosa , que cientificamente já está reformulado, possa ser entregue à Comissão Nacional da Unesco. Estamos a ultimar os pequenos pormenores de revisão do documento para ser avaliado no decurso de 2024», refere o vice-presidente da autarquia, Tiago Passão Salgueiro, alimentando a esperança de atingir o reconhecimento num horizonte temporal até  2027 ou 2028.
Tiago Passão Salgueiro, vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa

   Arronches entra no pavilhão do IFEBA exibindo a sua gastronomia à boleia das quinzenas temáticas realizadas ao longo do ano. E há muito para provar à mesa, diz o presidente da Câmara, João Crespo, avançando que os restaurantes do concelho «já são muito procurados pelos clientes» do lado de lá da raia, destacando a principal simpatia espanhola «pela quinzena do bacalhau».
 
João Crespo, presidente da Câmara de Arronches
 
   Mas além da gastronomia, Arronches aborda a cultura e a natureza que se estende pelo concelho, exemplificando o potencial da Serra de São Mamede, que oferece um notável percurso pedestre aos amantes das caminhadas por esses campos fora.
 
 


 

Artigos Relacionados

« Voltar