2022-07-14

O «céu da paz» que será oferta turística em Évora Monte

Esta possibilidade assenta no acordo de cooperação que o Município de Estremoz vai celebrar com a Associação Dark Sky Alqueva, no âmbito da extensão da certificação dos «céus do Alentejo». Um passo à conquista de uma oferta turística para um novo público, mais virado para a ciência
 
   A proposta já foi aprovada em reunião de Câmara, tendo a vice-presidente do município, Sónia Caldeira, dado especial ênfase à promoção turística de Estremoz potenciada pela integração na rede Dark Sky, destacando o conceito «céu da paz» que vai ser possível criar em Évora Monte.  

   Afinal, como recordou a autarca durante a reunião do executivo, além de ser um local privilegiado para a observação de estrelas, Évora Monte também pertence à Rede Europeia de Sítios da Paz. Recorde-se que foi palco da assinatura do diploma entre liberais e miguelistas, em 26 de Maio de 1834, que pôs termo à Guerra Civil Portuguesa (1828-1834).  

   Sónia Caldeira destacou o potencial que esta certificação poderá representar para as unidades de alojamento e restauração do concelho. Acrescentou que vai ainda ser feito um acordo com vista ao desenvolvimento sustentável, apontando ao combate à poluição luminosa, à boleia de «propostas que reduzam, em alguns períodos da noite, a luminosidade nos locais que são certificados pela Dark Sky», explicou a edil.   

   Porquê a adesão agora? Porque a Dark Sky só faz a integração de concelhos a cada cinco ou seis anos, explicou a vice-presidente, e era agora a hora de Estremoz avançar. A última certificação foi feita em 2017 tendo contemplado o concelho vizinho do Redondo.
 

FOTO CME

[label_related]

« Volver