Notícias

2022-12-15

O lado bom do mau tempo já se mostra em Alqueva

 
Em apenas 24 horas a cota da barragem de Alqueva subiu 2,20 metros, na sequência da chuva que caiu na região nos últimos dias. A fotografia que ilustra esta peça foi tirada esta tarde junto à Ponte da Ajuda (Elvas) e mostra como o cenário se alterou face a uma outra fotografia registada há três semanas
DIFERENÇAS. Há menos de um mês o rio Guadiana estava assim
 
   Terça-feira entraram na albufeira 7734 metros cúbicos de água por segundo, quando entre Abril e Novembro nunca entraram mais do que 8 metros cúbicos, o que deixou o rio Guadiana à míngua.

   Depois de pluviosidade que caiu na região nos últimos dias, a albufeira de Alqueva passou a registar um armazenamento de 71,5% da sua capacidade de enchimento, enquanto os dados fornecidos pela Confederação Hidrográfica do Guadiana - a entidade que gere a bacia do rio em território espanhol - dão conta de que o volume de água que entrou na barragem entre o dia 1 de Dezembro e as 15.00 horas desta quarta-feira, atingiu os 379 milhões de metros cúbicos. 
Deste total, quase 200 milhões foram debitados em apenas 24 horas.
 
   Se recuarmos até ao início deste ano verificamos que o maior volume de água registado foi de 19 metros cúbicos por segundo, enquanto os meses de seca que perduraram até Novembro limitaram a entrada de água de zero a 8 metros cúbicos.

Artigos Relacionados

« Voltar