Notícias

2023-02-01

O que acontece se tivermos uma nota falsa? E como se detecta?

Em 2022 foram apreendidas no país um total de 10 732 notas falsas, num valor próximo de 468 mil euros, superando os 328 mil euros de 2021. Uma curiosidade: Em Portugal, as notas contrafeitas mais detectadas são de valor bem mais baixo do que na maioria dos países europeus à ordem de 10 para 50 

TEXTO | Roberto Dores
 
   O Banco de Portugal responde a ambas as questões colocadas no título. A contrafacção de notas não é reembolsada, o que implica um prejuízo para quem as recebe, pelo que a entidade de supervisão recomenda «olho vivo», aconselhando à verificação do dinheiro.

   Como evitar a burla? O Banco de Portugal alerta para a importância de conferir os elementos de segurança, que podem ser verificados facilmente, sem recurso a equipamentos de apoio. «Basta tocar, observar e inclinar a nota», diz a entidade de supervisão bancária.

   Esclarece que o toque na nota permite sentir a textura e firmeza do papel de algodão, bem como a rugosidade nos elementos impressos em relevo: as iniciais do BCE, o pórtico ou janela, a denominação e as marcas tácteis.

   Há a observação da nota de euro à transparência (contra uma fonte de luz) permite verificar a presença das marcas de água, do filete de segurança, da janela com retrato (nas notas 20, 50, 100 e 200 euros, da série Europa) e do registo frente/verso (apenas nas notas da série 1). 

   Em 2022 as notas mais falsificadas em Portugal passaram a ser as de dez euros, contrariando a tendência dos últimos anos, quando a maioria das notas contrafeitas era de 20 euros, segundo divulgou ainda o Banco de Portugal. As autoridades admitem que o aumento da contrafacção das notas de dez tem em vista o facto de serem mais facilmente colocadas em circulação no mercado.

   Na maioria dos países da zona euro as notas de 20 e 50 continuam ser as mais falsificadas.

Artigos Relacionados

« Voltar