Notícias

2023-03-05

O rugby é ensaio e placagem, mas também é família, amizade e tradição

 
«Com espírito de equipa isto ganha-se sempre». É o que nos diz Vicente Abreu, um dos jogadores dos escalões de formação do Rugby Clube de Elvas (RCE) que este sábado organizou um Torneio Internacional que juntou na cidade mais de 700 crianças de 15 clubes

TEXTO l Maria Beatriz Dores
FOTOS l Roberto Dores



   E o que aprenderam os jovens do RCE? Ao lado de Vicente Abreu estão Maria do Carmo, Carolina Santa e João de Deus. Garantem que já aprenderam a fazer «placagens, passes, ensaios e jogar em equipa». Contam que é através do desporto que também adquirem «valores como a amizade e a união». «É um jogo divertido, que jogamos ao ar livre e que nos faz sentir bem», justificou Maria do Carmo.

   Por detrás do que se jogava no campo ia funcionando uma mega-organização onde dezenas de voluntários deitavam mãos à obra para que nada faltasse. A ementa exibia feijoada, bifanas, cachorros, hambúrgueres. E boa disposição a rodos.

Luís Santa destacou a importância que o encontro de rugby representa para a promoção de Elvas

   E o que pode representar para Elvas um encontro desta dimensão? Escutemos Luís Santa, um dos pais que se entregou à causa. «Há muita gente que não conhece Elvas e é um pretexto para vir uma primeira vez e talvez voltar. Temos aqui pessoas do Algarve, de Lisboa, de Espanha», sublinhava.


   Destacaria um momento singular em que parte da comitiva espanhola visitou a cidade à «boleia» do comboio turístico. «Adoraram», enfatizava Luís Santa, acrescenta como este detalhe pode ter expressão em termos promocionais.

   E a vertente desportiva? Como é que um pai com dois filhos praticantes e rugby - menina e menino - encara este Torneio. «O resultado é o que menos importa», assumia peremptoriamente, garantindo que «o importante é que os atletas se divirtam, pratiquem um desporto colectivo e aprendam alguns valores», referia, relembrando que as crianças estão habituadas a este tipo de torneios, «mas é sempre diferente sermos nós a receber estas equipas.» 

Roncas de Elvas levaram tradição ao Torneio

   Houve lugar a pinturas, desfile emotivo e gritos de guerra, mas também tradição cultural em forma de música, com a presença do grupo das Roncas de Elvas. «Vieram transmitir a nossa cultura e os nossos valores a quem nos visita, mas também aos nossos filhos, porque aprendemos muito por imitação e por aquilo que vemos. Se eles não ouvirem o cante alentejano, as roncas e não jogarem rugby, nunca vão gostar, porque ninguém gosta do que não conhece». O dia seguiu animado.

Artigos Relacionados

« Voltar