Notícias

2022-08-31

Obra do Alandroal custava 600 mil euros, mas já custa um milhão

 
Há 12 anos que as obras do Centro Comunitário de Alandroal estão mergulhadas num impasse. Numa altura em que o concelho tem em execução várias intervenções, no valor de 10 milhões de euros, o presidente da autarquia assume residir aqui a «pedra no sapato»



   Qual é a explicação? «Não é por falta de vontade do município», ressalva o autarca, assumindo que esta «preocupação» já vem desde o início do anterior mandato. Há quatro anos a obra custava cerca de 600 mil euros. «Não fomos acompanhados pela oposição numa altura em que tínhamos minoria na Assembleia Municipal», refere, lamentando ter visto inviabilizado o acesso a 400 mil euros de investimento de linha BEI (Banco Europeu de Investimento), que «podiam ter ajudado o projecto a avançar nesse momento.»

   Mas houve mais adversidades. Os concursos públicos que foram lançados também ficaram desertos. João Maria Grilo recorda tratar-se de uma circunstância transversal aos municípios nos últimos tempos. A verdade é que quatro anos volvidos o valor de investimento foi aumentando, mas o valor do financiamento não.
 
   A autarquia estima que a obra custe hoje mais de um milhão de euros, mas lança outros cálculos para cima da mesa: «com o processo de concurso, visto do Tribunal de Contas e prazo de execução, não teríamos tempo, dentro deste quadro comunitário, de executar a obra»

   Solução? Tentar negociar com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo a transferência deste projecto para o quadro comunitário 20-30 ou encontrar outras formas de o concluir. Uma coisa é certa: «Não vamos desistir de resolver todos os problemas que herdámos no concelho», resume.

Artigos Relacionados

« Voltar