Notícias

2024-02-11

Os avanços da ponte que vai acabar com a única fronteira do país

 
 
O projecto da ponte internacional sobre o rio Sever, que vai ligar Nisa e Cedillo (na província de Cáceres) aguarda pela revisão e consulta de mercado para poder lançar o concurso de construção. A Câmara Municipal de Nisa prevê concluir este processo em breve, podendo as obras arrancar em 2025. A ponte será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência
 
   A presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, reuniu recentemente com representantes do Governo para ultimar detalhes ambientais antes de avançar para o passo seguinte à procura do construtor da ponte.

   Uma notícia que está a merecer o aplauso do próprio governo regional da Estremadura espanhola, para quem a ponte sobre o rio Sever vai acabar, finalmente, com a aquela que se traduz na «única fronteira» entre Portugal e Espanha.

   Portugal começou por destinar 9 milhões de euros de fundos europeus do PRR para esta ponte internacional, mas esse valor já foi actualizado para os 10,6 milhões, estando  esta ligação inscrita na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriça que Portugal e Espanha acordaram em 2020, tendo a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, reconhecido o projecto como «fundamental para a valorização dos territórios de fronteira e, portanto, para a coesão social e territorial».

   A ponte entre o Alentejo e a Estremadura espanhola inclui mais de 12 quilómetros de vias rodoviárias, que vão permitir reduzir 85 quilómetros no percurso que actualmente é preciso fazer por estrada entre as duas localidades.

   Daí que a reivindicação seja antiga e atravesse os dois lados da raia. É que Montalvão (Nisa) e Cedillo (na província de Cáceres) distam apenas 16 quilómetros em linha recta, mas estão separados pelos rios Tejo e Sever. Só aos fins-de-semana, quando a empresa hidroeléctrica espanhola Iberdrola retira os cadeados dos portões e reabre ao trânsito, é possível circular na ponte situada na confluência dos rios.

   Já em 2020 António Costa anunciava que o velho cenário deverá mudar nos próximos tempos, assumindo a importância da ligação entre o concelho de Nisa e Cedillo. 

Artigos Relacionados

« Voltar