Notícias

2022-08-19

OVNI? Há 27 anos que pastor alentejano viu «charuto acabaçado»

 
FOTO: Direitos reservados/ Augusto Caetano

Foi uma das «histórias» mais mediáticas ouvidas pelo Alentejo. Mereceu mesmo uma profunda investigação de especialistas (ver vídeo). Jorge Lota morreu há três anos, mas será lembrado como o pastor que afirmava ter visto um «charuto acabaçado» para os lados de Ferreira do Alentejo
 
   Eram duas da madrugada do dia  14 de Agosto de 1995. Jorge Lota dormia ao relento, com o seu rebanho, tendo sido acordado por um som estranho. Relatou que se tentou mexer sem o conseguir, enquanto via no céu um estranho objecto com a forma do tal «charuto acabaçado». Projectava uma luz azul, enquanto duas luzes alaranjadas se movimentavam perto do chão e assustavam as cabras.

   Agarrou na espingarda quando já conseguia movimentar-se e ainda chegou à carrinha, mas a viatura não pegou. Acabaria por fugir a pé, cerca de um quilómetro, até ao monte, onde outras pessoas ainda viriam a testemunhar pequenas luzes que se movimentavam rapidamente pelos campos até desaparecerem.

   Era já cinco da manhã quando o pastor regressou para junto do rebanho, tendo relatado que o OVNI voltou a aparecer junto da subestação eléctrica local. De um momento para o outro acelerou e desapareceu no horizonte, enquanto a história se espalhou pela região. 

   Houve quem recomendasse a Jorge Lota que bebesse menos, houve quem aconselhasse uma ida ao psiquiatra, mas o pastor, que também era conhecido como «endireita», havia de se tornar famoso no país, somando entrevistas nos vários órgãos de comunicação, tendo, inclusivamente sido ouvido por especialistas no «fenómeno OVNI».

Artigos Relacionados

« Voltar