Notícias

2023-05-02

Paga a 4 dias e não se atrasa há 4 anos. Câmara do Alandroal «acerta contas»

 
Os números são exibidos pela autarquia depois do município ter aprovado a Prestação de Contas de 2022, que dá nota de uma redução do endividamento total em cerca de um milhão de euros, enquanto realizou a maior execução de sempre em fundos comunitários: 2,3 milhões de euros

   «O município não registou pagamentos em atraso em nenhum prazo pelo quarto ano consecutivo e reduziu o prazo médio de pagamentos a fornecedores de seis para quatro dias», avança a autarquia, assumindo o presidente João Maria Grilo que «não sendo fácil, é possível reduzir o endividamento, ter contas certas e ao mesmo tempo fazer obra relevante para o desenvolvimento do concelho ao mais elevado nível de sempre», sublinha.

   Ainda assim, o autarca lamenta não ter feito ainda mais pelo desenvolvimento do concelho face ao «endividamento abusivo e desnecessário» em que as contas da autarquia mergulharam em anteriores gestões. «Não consigo deixar de pensar no que conseguiríamos fazer a mais com o milhão de euros que entregamos para pagar endividamento. Mas o nosso foco está nas soluções e não nos problemas», acrescenta.

   O excesso de endividamento, em relação ao limite da dívida total, foi reduzido em 1,3 milhões de euros, situando-se a dívida total no limiar dos 15 milhões de euros. «O município viu a despesa corrente com aquisição de bens e serviços aumentar em 143 mil euros por força da inflação, mas, em contrapartida, registou uma descida residual das despesas com pessoal (4 mil euros) e viu as receitas de impostos directos subirem, principalmente no IMT (mais 17%) e na derrama (mais 25%), sinal de aumento da actividade económica do concelho», diz a autarquia em comunicado.

   O mesmo documento confirma ainda que 2022 foi o ano da maior execução de sempre de fundos comunitários no concelho do Alandroal (2,3 milhões de euros) devido a várias obras de relevo em curso. A autarquia destaca o restauro e conservação dos três níveis de muralha da Fortaleza de Juromenha e a conclusão da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira com Pavilhão Gimnodesportivo e Bloco de Ensino Pré-escolar.

   O presidente adiantou ainda que espera concluir com o Fundo de Apoio Municipal (FAM) o processo de revisão de Plano de Ajustamento Municipal (PAM), em vigor desde 2016 e desajustado da realidade actual. Com efeito, depois de uma pandemia, com a crise inflacionista em curso e com a estratégia de investimento do município que procurou tirar o máximo partido do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e prepara agora o caminho para fazer o mesmo face ao Alentejo 2030 e ao PRR.

Artigos Relacionados

« Voltar