Notícias

2022-03-15

Pedidos de casamento a olhar o céu de Alqueva estão na moda. E se ela disser «não»?

 
À partida, qualquer pedido de casamento realizado a contemplar as estrelas no céu nas margens do Grande Lago de Alqueva, tem tudo para dar certo. À partida. Mas se houver algum imponderável e, naquela noite e naquele cenário edílico, a noiva disser que "não"?

Escutemos Apolónia Rodrigues, coordenadora do Dark Sky Alqueva, o primeiro destino de observação de estrelas do Mundo: «Como temos os telescópios e as outras coisas, se não correr bem, fazemos logo ali uma volta novamente ao céu e um envolvimento de uma parte ainda mais romântica, para que desapareça o sentimento de não ter corrido tão bem. Mas esperamos que nunca aconteça». Pelo menos ainda nunca aconteceu.

Autor: Miguel Claro/Dark Sky Alqueva
 
Mas, afinal, o que explica esta nova tendência sob aquele que será o «melhor céu do Mundo» para a observação de estrelas? «Além da componente da astronomia e da ciência, há uma componente romântica muita associada ao céu, às estrelas, à via láctea, a olhar a lua. E isso faz com que as pessoas se sintam ainda mais encorajadas em pedir a noiva em casamento», justifica Apolónia Rodrigues.

Mas há mais. Não faltam já exemplos de noivos que reservaram o dia do matrimónio para contemplarem o céu alentejano, juntando os convidados à observação durante a noite.

«A partir de 2018 começámos a sentir que esta parte do romantismo associado ao céu nocturno de Alqueva passou a ser mais trabalhada, mais sentida e mais incluída em determinados momentos», revela a mesma responsável, avançando que até já despedidas de solteiro por ali passaram. 

Voltemos a escutar Apolónia Rodrigues: «Imaginamos que as pessoas vão fazer só coisas loucas, mas, cada vez mais, querem este tipo de experiências diferentes. Tanto portugueses como estrangeiros», diz, dando conta do crescimento registado entre o mercado nacional nos últimos tempos.  

Aliás, durante a pandemia os portugueses representaram 98% dos clientes, embora o mercado internacional continue a ser trabalhado pela Reserva Dark Sky Alqueva, uma vez que tem um papel relevante na chamada época baixa.


TEXTO Roberto Dores

Artigos Relacionados

« Voltar