Dois alunos do Politécnico de Portalegre foram distinguidos no Mars Challenge 2025, uma competição internacional promovida pela Virtual Educa que reuniu em Madrid jovens talentos de vários países para desenvolver soluções inovadoras de sobrevivência em Marte — e, ao mesmo tempo, para responder aos grandes desafios da vida na Terra.
O resultado desta aventura? Uma semana imersiva no Centro Espacial da NASA, em Houston, nos Estados Unidos, prémio conquistado pelos estudantes Savannah Rosa e Paulo Campos.
O projeto que colocou Portalegre em destaque chama-se “Huglow”, um peluche emocional que simula o fogo e promove conforto e ligação afetiva em ambientes extremos. A ideia, desenvolvida por alunas de Jornalismo e Comunicação, Design de Animação e Enfermagem, foi elogiada pela sua criatividade e potencial de impacto.
Savannah Rosa, de Design de Animação, recebeu o prémio Participante Destacado, garantindo o convite para a NASA. Já Paulo Campos, de Engenharia Informática, integrou a equipa vencedora da fase internacional, com uma proposta para otimizar o aproveitamento da luz solar em Marte — distinção que lhe valeu idêntico prémio.
Sob o lema “No planet B. Just better plan.”, o Mars Challenge incentiva o desenvolvimento de soluções que cruzam ciência, sustentabilidade e tecnologia, mostrando que a preparação para explorar Marte pode também ajudar a melhorar o futuro da Terra.
Com estas distinções, o Politécnico de Portalegre reforça a sua presença no panorama internacional da inovação, provando que o talento alentejano pode ir — literalmente — muito longe.