2022-08-08

Picadas misteriosas já chegaram à Estremadura espanhola

 
Três menores da região da Extremadura foram as primeiras vítimas da misteriosa onda de picadas com agulhas em mulheres que está a atormentar a noite na vizinha Espanha 
 
   As primeiras denúncias foram conhecidas domingo, tendo duas jovens necessitado de assistência médica no hospital de Don Benito-Villanueva, estando uma das vítimas ainda internada em Pediatria segundo o Serviço Extremenho de Saúde, citado pelo HOY.

   Tal como indica o protocolo para estes casos, Os clínicos procederam à recolha de amostras das lesões, sendo os processos entregues as autoridades judiciais, que já investigam mais de 50 casos registados em discotecas, bares e festivais, sem que se perceba, até agora, o objectivo da agressão, por não se terem detectado substâncias químicas nos corpos das vítimas. 

   Algumas vítimas relataram que foram picadas por homens vestidos de preto e que a seguir se sentiram mal, com tonturas, formigueiro nas pernas e braços ou vómitos, mas não há registo de roubos ou de agressões sexuais associadas a estes casos. Também não foram detectadas drogas ou outras substâncias químicas nos exames a que as mulheres foram sujeitas, com a excepção de um caso, em que foi identificado haxixe líquido no corpo de uma rapariga de 13 anos.
 
   Os donos das discotecas têm insistido em que o que está a acontecer em Espanha replica um fenómeno que ocorreu noutros países europeus, em discotecas, entre o Outono de 2021 e a Primavera deste ano. No Reino Unido, os casos superaram os 1.300, enquanto em França houve registo de mais de 800.

   O governo regional da Extremadura já tinha accionado protocolos e alertas por causa destes casos, mesmo antes de ter qualquer registo.

  A maioria dos casos (mais de 20) foi registada na Catalunha e na cidade costeira de Lloret del Mar, onde há também a única queixa confirmada de um homem que foi vítima de uma picada de seringa.

[label_related]

« Volver