2022-08-05

Pisa baratas para as matar? Olhe que é perigoso

Pisar uma barata que se atravesse nas nossas casas ou mesmo na rua pode ser a reacção mais vulgar, mas é desaconselhada pelos especialistas em controlo de pragas

   Com o calor intenso que tem marcado este Verão a favorecer o aparecimento de baratas o especialista Ryan Smith, citado pelo jornal espanhol ABC, alerta que pisar baratas (ou tentar matá-las com um objecto) é um dos piores erros que se pode cometer quando somos confrontados com o insecto. 

   Ao esmagarmos uma barata, estas libertam bactérias para o ambiente que podem prejudicar a saúde de pessoas com complicações respiratórias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica mesmo as baratas como um perigo público pela sua responsabilidade na disseminação de patógenos, podendo estar na origem de doenças do foro intestinal como diarreia, cólera e febre tifóide. 

   Mas a probabilidade de conseguir matar uma barata desta forma é muito reduzida, uma vez que o insecto aguenta 900 vezes o seu peso, o que quer dizer que é preciso exercer uma elevada pressão sobre o seu corpo para a esmagar.

   «Devido ao seu exoesqueleto» forte e flexível, as baratas «conseguem aguentar grandes pressões». Se acabar por decidir pisar a barata à mesma e quiser assegurar-se que a matou deve tentar perceber se perfurou a carapaça e a esmagou internamente, o que implica alguma força e nem sempre é certo que seja eficaz. 

   O mesmo especialista acrescenta que a melhor forma de matar uma barata passa pela utilização de veneno. Até porque, justifica, as baratas são insectos canibais e caso comam outras baratas, que morreram por envenenamento, irão elas mesmas acabar por morrer. 

[label_related]

« Back