Notícias

2023-05-11

Politécnico de Portalegre. Um dia aberto rumo ao futuro com conhecimento e convívio

 
Foi uma espécie de primeiro contacto prático com a vida profissional que vão encontrar dentro de, mais ou menos, um ano, quando terminarem o curso de Jornalismo e Comunicação. Os alunos de Comunicação Organizacional do Politécnico de Portalegre foram, esta quinta-feira, protagonistas de um Dia Aberto, tendo sido os responsáveis pela organização das jornadas das relações-públicas.
 
TEXTO l Maria Beatriz Dores
 
   Escutemos Ana José, aluna do 2º ano do curso. «Estamos a apresentar um pouco daquilo que é a área das relações públicas aos alunos de Jornalismo e Comunicação, essencialmente, bem como ao resto da escola e alunos do secundário, para que saibam no que consiste esta área», explicou.


Alunas Ana José e Joana Nascimento 
 
   A estudante enfatizou o incentivo dado pela professora Rosália Rodrigues, que mobilizou os colegas para «participarem nas actividades com um espírito mais dinâmico», disse. «É uma forma de exercermos a profissão sem ainda termos o curso», sublinhou.

   A colega Joana Nascimento acentuou a importância de «partilhar mais informação sobre o que são as relações públicas. Acima de tudo, o gosto pela profissão que vamos exercer», referiu, assumindo que o Dia Aberto das Relações Públicas na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre foi relevante «para o percurso académico». 


Professoras Cláudia Pacheco e Rosália Rodrigues
 
   E o que pensam os professores. Cláudia Pacheco, coordenadora do Curso de Jornalismo e Comunicação, abordou a importância da proximidade que, segundo disse, «é tão característica do Politécnico de Portalegre». «Os alunos vêm às aulas, mas não é só para beberem os conhecimentos que os professores lhes passam. É também para conviverem, conhecer o professor e usufruírem desta proximidade», assinalou.

   A docente defendeu ainda as vantagens dos alunos «vivenciarem o curso e, sobretudo, envolverem-se nele. Isso é o mais importante», justificou. Deixaria ainda o aplauso ao Dia Aberto que permitiu a participação dos estudantes «na dinâmica da organização de actividades que visam  experienciar toda esta área das relações públicas e comunicação organizacional», acrescentou.

   Pelo auditório do Politécnico passaram investigadores, académicos e professores de outras faculdades que dão conteúdos similares tendo partilhado conhecimentos ao longo do dia.

   Já para a professora Rosália Rodrigues, o Dia Aberto serviu, em grande medida, para mostrar ao alunos «como se organiza um evento, quais as dificuldades de o organizar e que é sempre importante ter um ´plano B´ para cada etapa». Referia ainda a docente que «isto dá-lhes experiência e aproxima-os da realidade daquilo que irá ser a sua profissão futura», revelando o trabalho conjunto feito entre professores e alunos. «É o espírito académico do Politécnico de Portalegre, porque estamos todos cá a trabalhar para o mesmo», concluiu. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar