Notícias

2023-05-12

Porque é que os melhores do hipismo gostam tanto da Serra de Ossa?

Se algum dia ouvir dizer que a «Serra de Ossa faz mossa», acredite.  A frase é transversal a praticantes de várias modalidades. Do trail ao BTT, passando pela equitação. A exigência da serra não é para todos, mas também é por causa dessa característica que muitos a procuram para desporto e aventura. A «nata do hipismo» que o diga. Não admira que Raide Internacional Estremoz 2023 assuma o estatuto de «especial». A competição já arrancou esta sexta-feira e sábado será o dia das maiores emoções

TEXTO l Roberto Dores

 
   Explicou o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, que a Serra de Ossa vem sendo procurada para treino de cavalos de várias equipas portuguesas e estrangeiras. «Vêm aqui com muita regularidade para fazerem treinos de preparação para provas. Este sobe e desce é propício para a preparação física dos cavalos, tornando a serra aliciante», assegurou o autarca, enquanto os primeiros participantes em prova chegam à Herdade das Carvalhas, na freguesia da Glória.
 

   É o momento para os animais se refrescarem e fazerem os respectivos exames antes de prosseguirem a trote ou galope por esses campos fora, onde vinhas e montado partilham a paisagem.

   «Temos aqui um enquadramento de excelência do nosso Alentejo, com a Serra de Ossa, que é fantástica. Tudo isto se conjuga para uma grande prova, tal como há um ano, apesar da exigência técnica para as equipas e para quem participa na organização», sublinhou o autarca, sem perder de vista o lado promocional que o raide transporta até Estremoz com a presença de 60 equipas, onde se contam cavaleiros de países como Espanha, Áustria, Equador, México, Brasil e Kuwait.


   Contas por alto indicam que o concelho deverá receber durante estes dois dias cerca de mil pessoas, com impacto na restauração, alojamento e museus, admitindo José Daniel Sádio que a consolidação da prova no Calendário Nacional poderá abrir o trilho «a um outro tipo de prova a médio e longo prazo», acreditando ser possível criar uma «imagem de marca» no concelho associada à equitação.

Artigos Relacionados

« Voltar