Notícias

2023-01-10

Porque não houve descarga de fundo na barragem do Caia? Eis a explicação

 
Entre os curiosos que esta manhã se deslocaram à barragem do Caia para assistirem à abertura das comportas havia a expectativa das descargas serem feitas com recurso aos dois mecanismos: de superfície, tal como tinha sido anunciado, mas também de fundo, proporcionado - garantiam-nos - «imagens bem mais espectaculares». A Associação de Beneficiários do Caia (ABC) ficou-se pela primeira solução
 
TEXTO Roberto Dores
 
   Escutemos a explicação oficial. «Só podia haver descarga de fundo se houvesse uma enxurrada, como houve naquela noite em Campo Maior, que nos aterrorizasse em termos da quantidade de água», justificou José Maria Rasquilha, em nome da ABC.

Barragem do Caia, que abastece Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, voltou a abrir as comportas

   Segundo o mesmo responsável, houve dias em que entraram na barragem mais de 10 milhões de metros cúbicos, adiantando que «se houvesse uma previsão de muita chuva a descarga de fundo também era aberta».

   Esta manhã a Barragem do Caia, que abastece Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, voltou a abrir as comportas - dez anos depois - após a chuva das últimas semanas ter aumentado o nível de água armazenada para valores que já ultrapassam os 97% da capacidade da albufeira.

   «Temos que ter segurança total de que nunca poderá entrar mais água do que aquela que poderá sair e que a barragem nunca aumentará a sua capacidade máxima», precisou ainda José Maria Rasquilha, ressalvando que uma eventual passagem da água por cima do paredão «poderia causar prejuízos e danos muito grandes. Essa prevenção é que tem que estar totalmente assegurada», reforçou.

Curiosos assistiram as descargas a partir das 10.00 horas

   Por isso mesmo, poderá haver ainda necessidade de recorrer à descarga de fundo. O dirigente recorda que ainda há mais dois meses de Inverno e que Abril também costuma ser chuvoso. «Vamos estar atentos às previsões para garantir segurança aos nossos concelhos e a toda região agrícola», resumiu.

Artigos Relacionados

« Voltar