Notícias

2023-04-19

Português detido em Badajoz com 94 mil euros. Só podia viajar com 10 mil

Um cidadão português foi detido em Badajoz com cerca de 94 mil euros em numerário, segundo revelaram hoje as  autoridades espanholas. O homem viajava sem declaração de transporte de dinheiro. A lei obriga a que a saída ou entrada em Espanha de notas de valor igual ou superior a dez mil euros deve ser declarada previamente à deslocação
 
   A viatura com matrícula portuguesa foi interceptada na auto-estrada BA-20 junto a uma zona fronteiriça durante uma operação de rotina da Guardia Civil. Dentro do carro seguiam dois ocupantes e, escondidas, duas mochilas com 93 990 euros em notas de 500, 200, 100, 50, 20 e 10 euros.

   Em comunicado a Guardia Civil refere que o condutor disse que o montante era resultado de negócios que fizera no sul de Espanha e que o destino final seria o seu local de residência em Valença, no distrito de Viana do Castelo. Terá alegado desconhecer que tinha de declarar aquela quantia pelo que não possuía a declaração de transporte obrigatória por lei quando lhe fora solicitado.

   O dinheiro foi apreendido e depositado num banco de Badajoz até que a investigação fique concluída.

   Na mesma nota, a Guardia Civil lembra que o transporte do dinheiro sem ser declarado constitui uma infracção à lei 10/2010 de 28 de Abril que pretende evitar o branqueamento de capitais.

Artigos Relacionados

« Voltar