2022-08-17

Prepare-se. Os 40 graus estão de volta

O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Jorge Miguel Miranda, revelou que o país vai atravessar uma terceira onda de calor a partir de sábado
 
   A segunda quinzena de Agosto até começou com descida da temperatura e alguns chuviscos, mas esse cenário meteorológico será de pouca dura, já que a partir de amanhã os termómetros vão subir, podendo aproximar-se dos 40 graus Celsius em vários distritos.

   Para sexta-feira, o IPMA prevê para Évora uma máxima de 37 graus e 39 ºC tanto no sábado como no domingo. Com uma previsão semelhante, Portalegre chegará aos 37 ºC, mantendo-se as temperaturas elevadas durante a semana seguinte.

   Já esta manhã o presidente do IPMA alertou que «o problema do perigo de incêndio rural em Portugal está ainda a meio da campanha», acrescentando que o país passou «uma onda de calor de grande intensidade, uma segunda com menos intensidade e vamos passar por uma terceira provavelmente dentro de dias. Falta metade de Agosto, Setembro e não sabemos quantos dias de Outubro», disse.

   Admitiu mesmo que poderemos vir a enfrentar um Setembro um pouco mais seco e quente. «Temos um sistema natural que está tremendamente fragilizado», salientou Jorge Miguel Miranda aos jornalistas após uma reunião com o ministro da Administração Interna, a ministra da Agricultura e a secretária de Estado da Protecção Civil.

[label_related]

« Volver