Notícias

2023-07-30

Presidente dá músculo à candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial 

 
Marcelo Rebelo de Sousa confia que o dossiê da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial está, finalmente, no bom caminho. A proposta com origem em meados dos anos 1990 foi repensada, depois das recomendações apresentadas pela Comissão Nacional da UNESCO. Agora sim, há condições de optimismo, diz o Presidente da República
 
   Eis o empurrão público com a chancela presidencial que este domingo mereceu o aplauso de quem aguarda há cerca de três décadas para ver Vila Viçosa ser classificada pela Unesco. Escutemos Marcelo Rebelo de Sousa: «Estou muito satisfeito pelo avanço da candidatura. É uma ideia já antiga, que eu acompanhei desde o início, quando era presidente da Fundação da Casa de Bragança. Deu passos muito positivos», assumiu.

   O Presidente admitiu que, por isso mesmo, é natural que a candidatura seja das «mais rápidas a avançar e, porventura, das mais rápidas a ser apreciadas pela Unesco», sublinhou, garantindo que a sua reformulação lhe conferiu «mais méritos», o que tornou a candidatura «mais vasta».

   O presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, dava voz à confiança local, sublinhando que, de facto, a reformulação da candidatura incluiu «tudo o que o Presidente da República» tinha indicado. «O arquitecto Nuno Lopes fez esse trabalho com a sua equipa e com o vice-presidente e penso que a candidatura está pronta para ser entregue e irá, certamente, ter sucesso», destacou o autarca.

   
A candidatura a património mundial marcou a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Vila Viçosa, este domingo, onde foi homenageado nos Paços do Concelho, numa cerimónia que contou com a presença de embaixadores que poderão vir a ser aliados da localidade alentejana no processo de votação. 
 
   Pelo meio ficava ainda em aberto a possibilidade de Vila Viçosa ser escolhida para acolher as celebrações do 10 de Junho em 2025. O Presidente garantiu que será numa localidade do Interior, mas a decisão vai ter que aguardar pelo final das comemorações de 2024.
 

Artigos Relacionados

« Voltar