Notícias

2023-03-02

Produzir vinho sem prejudicar o ambiente?  Alentejo mostra como se faz

 
 
Vinhos do Alentejo lançam campanha focada na produção sustentável e assumem estar «desde 2015 a trabalhar para ficar tudo na mesma»
 
   A iniciativa pretende incentivar os consumidores a premiar quem se preocupa em produzir vinho, respeitando recursos naturais e preservando o presente e o futuro da região .

   «Desde 2015 a trabalhar para ficar tudo na mesma». Eis o mote da campanha que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou esta quinta-feira e que pretende despertar os consumidores para a urgência da mudança de paradigma e para a adopção de comportamentos sustentáveis.

   A campanha ambiciona ainda dar a conhecer a aplicação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), iniciativa pioneira no país e única no que diz respeito à certificação de produção sustentável.

   Manter a região tal como a conhecemos é o objectivo do PSVA que surgiu em 2015 e conta já com 632 membros, que representam já 58% da área de vinha do Alentejo, revela a CVRA. «Para além dos notórios benefícios ambientais que traz ao implementar uma vitivinicultura que respeita os recursos naturais, a biodiversidade e o ritmo da natureza, a adopção ao PSVA resulta, ainda, em assinaláveis vantagens económicas para os produtores e, consequentemente, para a economia de toda a região», acrescenta aquele organismo.

   «Queremos que os consumidores sintam que, ao optarem por um vinho alentejano de produção sustentável, estão a premiar os produtores que se preocupam em produzir vinho, respeitando os recursos naturais e contribuindo para melhorar o presente e o futuro da região: mais recursos ambientais e económicos e, consequentemente, melhores condições sociais», salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.

   A campanha que estará online nas principais plataformas digitais nacionais – das redes sociais até à imprensa – conta com a assinatura da agência Projecto Manhattan e pretende chegar a diferentes gerações que encaram a sustentabilidade com diferentes graus de importância, sensibilizando o consumidor final para o consumo de vinhos produzido de uma forma sustentável, uma realidade cada vez mais presente nos vinhos alentejanos.

Artigos Relacionados

« Voltar