Notícias

2022-07-08

Quantas pessoas são necessárias para comer 12 metros de pão com 20 quilos de carne?

 
ARRONCHES. O parceiro Marco entrou no «projecto» com 20 quilos de carne. Chouriço e  farinheira. A padaria Arguelles juntou farinha e fez o resto. Uma combinação perfeita que resultou num pão gigante, com 12 metros de comprimento, que se traduziu numa das atracções na inauguração da Feira de Actividades Económicas de Arronches.
 

 

 
   Mas como é que se faz um pão desta grandeza. 12 metros? Hélder Arguelles confessa que não é todo de uma só vez, mas que cada fornada ainda admite dois metros. «Fazemos várias fornadas e depois juntamos tudo na mesa, como está aqui. Era possível fazer o pão com estas medidas de uma só vez, mas para essa brincadeira era preciso mandar vir um forno de túnel», diz, enquanto aponta sorridente para a saída que a «iguaria» está a ter ao fim da tarde, regada com um vinho branco ou tinto. Ambos frescos, porque o mercúrio estava a espreitar os 35 graus.



    «Isto pode alimentar mais de 50 pessoas, talvez até 80, dependendo da fome de cada um», revela Hélder Arquelles, um dos cerca de 150 expositores que vão estar na feira até domigo. 

   Recorde-se que o certame - que regressa dois anos depois em face das restrições impostas pela pandemia - disponibiliza aos visitantes um espaço dividido por cinco secções.
 


   Na gastronomia, a Câmara de Arronches, que organiza a Feira, tem disponível um restaurante próprio, além de espaços ocupados por empresários da restauração ou associações do concelho «que têm também pratos típicos alentejanos para servir».



   Em outra ala está a zona agro-pecuária, «dedicada à mostra da produção agrícola dos empresários da região, que conta também com concursos, demonstrações e leilões», segundo revela o programa, que aponta ainda a uma zona de exposição automóvel, com veículos de concessionários da região.
 


   Depois há «uma grande área» dedicada às associações, instituições, comerciantes e empresários do concelho com stands para exposição dos seus produtos e serviços. É aqui que os mais pequenos vão encontrar o espaço infantil.
 


   Pelo palco instalado na zona de animação musical passa esta sexta-feira R.A.Y.A, enquanto sábado será a vez de Diogo Piçarra e no domingo Ana Bacalhau.

TEXTO Roberto Dores

Artigos Relacionados

« Voltar