Notícias

2024-04-15

Quantos quilos de tomate, de pão e de enchidos levou a sopa para 650 pessoas?

Foi um domingo de festa em Évora Monte. Começou cedo, com uma caminhada «Por Terras da Convenção», que percorreu os trilhos desta freguesia de Estremoz. Juntou mais de 650 pessoas. O almoço fez-se à volta da anunciada sopa de tomate para todos. Mas, afinal, que quantidades de ingredientes foram necessárias para assegurar comida para tanta gente. Com direito a repetir até apetecer
 
TEXTO | Roberto Dores
FOTOS | Jorge Mourinha |DR


   Vamos lá à confecção, que, mais uma vez, ficou a cargo de Rui Dias. Ora, para que nada faltasse às 650 bocas,  foram necessárias oito panelas, habilitadas a refogar 112 quilos de tomate, dez quilos de alho, 14 quilos de cebola e ainda 15 quilos de pimento. Juntaram-se depois 300 litros de água.

   Mas ainda há outros números que ajudam a ilustrar a dimensão do repasto. 60 quilos de toucinho e 115 quilos de enchidos, mais 130 quilos de pão. 

   E como é que tudo isto se empurrou? 138 litros de sumo, 2400 garrafas de água, 105 litros de vinho e 240 litros de cerveja bem gelada, que não podia faltar. 

 
   «Ainda que quisesse, nunca conseguiria expressar por palavras o agradecimento que devo a todas as pessoas e entidades que permitiram que fosse possível à Freguesia de Évora Monte organizar uma caminhada e uma sopa de tomate para 650 pessoas», admitiu António Serrano, sem perder de vista que «o único lugar onde o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário».
 
Ontem caminhavam 15, hoje 650 e amanhã querem chegar aos mil
 
 
   E como cresceu a caminhada «Por Terras da Convenção». Começou com apenas 15 pessoas há uns anos, mas o «pelotão» foi engrossando. No ano passado chegou às 350, mas este domingo a prova bateu um recorde absoluto com 650 participantes. O presidente da Junta já ergue a fasquia para 2025: «Queremos chegar às mil pessoas», revela António Serrano, admitindo a ambição de inscrever o repasto no Guinness.

   A vereadora Sónia Caldeira marcou presença na partida para a caminhada, tendo dado os «parabéns» a Évora Monte, admitindo que os 650 participantes tiveram a oportunidade de «viver uma verdadeira Montanha de Emoções e que terminou com uma tradicional Sopa de Tomate.»

 
   Destacou ainda a autarca que esta caminhada foi a primeira de nove que se irão realizar pelas freguesias do concelho de Estremoz, tendo ainda divulgado junto dos participantes que Évora Monte foi reconhecida com o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria Aldeias e Vilas. «Trata-se de uma distinção que muito nos orgulha porque reconhece uma das freguesias do nosso concelho pela sua riqueza histórica, patrimonial e cultural enquanto destino turístico de excelência.»

Artigos Relacionados

« Voltar