Notícias

2023-01-23

Recuperar hábitos na cozinha alentejana também é estar à mesa sem telemóvel

 
A importância de estarmos à mesa apenas pelo convívio traduz, em si, um facto cultural que «deve ser promovido» no Alentejo, em nome do «retomar dos hábitos essenciais de cozinhar», segundo defende o presidente da Câmara do Alandroal. João Maria Grilo ambiciona revitalizar a dieta mediterrânica, envolvendo vários parceiros regionais neste desígnio

TEXTO | Roberto Dores

   O autarca falava à RTP no programa Hora de Agir, em que a agricultura e a alimentação sustentável estiveram em foco, acompanhando a necessidade da região recuperar hábitos antigos, olhando à sazonalidade, aproveitamento do solo, a par do uso de técnicas tradicionais de exploração da terra. 

   O edil destacou o «retomar dos hábitos essenciais de cozinhar, de conviver, de estar à mesa», enfatizando que as próprias famílias devem «ter o seu tempo para estar à mesa sem aparelhos electrónicos. Apenas o convívio», acrescentou, admitindo que se este facto cultural for promovido a uma escala maior «vai chegar aos restaurantes, vai chegar às escolas, vai chegar às nossas casas». 

   Em suma: «Vamos ter novamente orgulho na nossa gastronomia regional, que só perdeu pela disponibilidade exagerada de alguns produtos», insistiu João Maria Grilo, exemplificando como há umas décadas «não se comia carne todos os dias. Não se comia enchidos todos os dias. Tinham que ser geridos. Essa gestão ajuda a perceber o que se pode retirar da terra. Todo este processo tem que voltar aos nossos hábitos do dia-a-dia e, com certeza, vamos poupar dinheiro e melhorar a saúde», alvitrou o edil.

   Dado a reter. O processo já tem avanços no Alentejo, tendo logrado reunir o interesse de entidades como direcções regionais de Agricultura e Cultura, Agência de Desenvolvimento Regional ou Comissão de Coordenação, embora João Maria Grilo defenda o envolvimento de outros parceiros, habilitando uma «transformação mais profunda».  

   No painel, com Alqueva em fundo, participaram também David de Brito, director da empresa Terramay, e Paulo Amado, Fundador do Congresso dos Cozinheiros.

Artigos Relacionados

« Voltar