Notícias

2022-03-09

UCRANIANOS a caminho de Portugal descansam em Badajoz

 
O Lar Juvenil de São Roque, em Badajoz, já começou a acolher refugiados ucranianos que estão em trânsito para Portugal, tendo chegado 18 pessoas na última noite ao centro do designado "Revelim" ao abrigo de um convénio celebrado entre a autarquia e a Cruz Vermelha.

O espaço vai estar à disposição dos refugiados o «tempo que for preciso», face à situação de emergência que está a ser vivida, como confirmou o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, em declarações aos meios de comunicação.

Isto após a concentração que teve lugar às portas do Município, onde foram guardados cinco minutos de silêncio em solidariedade com a Ucrânia, e na qual participaram cerca de 200 pessoas.

Segundo o que foi avançado pelas autoridades, a Badajoz e Olivença vão chegar os refugiados que tenham como destino Portugal, tal como confirmou o titular da Saúde, José María Vergeles: «As pessoas em trânsito são aquelas que saem da Ucrânia e que querem ir para outros países, usando o comboio espanhol ou outros meios de transporte, como parte do trajecto até ao aeroporto de Lisboa».

Desde a capital portuguesa seguirão rumo a outros destinos. Quer isto dizer que os refugiados que forem recolhidos no centro de São Roque não vão ficar na região da Extremadura, mas apenas deverão permanecer por aqui um máximo de 48 horas. 

Porém, as autoridades estão a avaliar os vários casos, uma vez que algumas pessoas estão a revelar maiores fragilidades, necessitando, inclusivamente, de apoio psicológico.

Artigos Relacionados

« Voltar