Notícias

2023-06-22

Segunda vida de Juromenha é um exemplo para mostrar a Bruxelas

Garantia foi deixada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, após a visita às obras de requalificação da fortaleza de Juromenha. 
 

   A governante destacou a importância desta intervenção no contexto do desenvolvimento regional. Considerou a obra «um excelente exemplo» para mostrar a Bruxelas a importância de continuar a haver fundos estruturais para recuperação do património histórico como alavanca para gerar crescimento e dinâmicas locais.

   Ana Abrunhosa elogiou as obras de consolidação e restauro do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior, felicitando o «presidente da Câmara  do Alandroal e a sua equipa pela coragem de avançar com obras desta envergadura», ainda que suportadas, em larga medida, por fundos comunitários do Alentejo 2020.
 
   Já o presidente do Município, João Maria Grilo, referiu que esta e outras obras em curso no concelho, que ultrapassam os 10 milhões de euros de investimento, «demonstram a capacidade de execução do município que ambiciona continuar a manter este ritmo de investimento com os fundos do próximo quadro comunitário (Alentejo 2030) e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)».

 

   O autarca define como uma das prioridades uma intervenção no centro da vila histórica de Terena, de nível de investimento semelhante ao que está a acontecer em Juromenha e com a «mesma capacidade de alavancar o desenvolvimento da localidade».
 

Artigos Relacionados

« Voltar