Notícias

2022-03-25

SOUSEL CAPITAL DO BORREGO. Produtores querem cuvetes mais tempo nas prateleiras

 
O lançamento oficial da marca territorial está feito. O presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, alertou para o aumento da responsabilidade e anunciou uma quinzena gastronómica entre 8 e 24 de Abril que vai juntar 120 restaurantes do Alto Alentejo. A ministra Ana Abrunhosa destacou o «valor internacional» deste novo selo, mas os produtores querem juntar investigação para prolongar o tempo de vida dos borregos nas prateleiras dos supermercados.



Manuel Valério, Presente da Câmara de Sousel

Escutemos a explicação de Manuel Valério que ajuda a perceber o que faz de Sousel a capital do borrego. «Temos hoje a maior exploração com certificação e bem-estar animal. Foi esse diagnóstico que fizemos e apostámos nesta identidade de criar a capital do borrego», justificou o autarca na cerimónia que exibiu a estratégia rumo ao futuro.

Os empresários do sector assumiram que o novo «rótulo» aumenta também as responsabilidades na produção, puxando pela importância do conhecimento académico se juntar a esta «caminhada estratégica». 


Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial

A fileira ambiciona reunir condições científicas que habilitem o produto a garantir a qualidade da carne mais tempo dentro da cuvete na prateleira. Um passo relevante também na conquista de mercados internacionais mais longínquos. 

A ministra da Coesão Territorial congratulou-se pelo facto da gastronomia valorizar, cada vez mais, este recurso, havendo mais portugueses - e não só - a consumir.

«É o reconhecimento de uma actividade tradicional exercida, cada vez, com mais tecnologia e mais conhecimento. O reconhecimento de um produto endógeno que tem valor internacional. E este selo vai trazer muito mais responsabilidade ao território e aos produtores", acrescentou Ana Abrunhosa, sublinhando a ambição de Sousel chegar mesmo a "Capital Europeia do Borrego".

Manuel Valério anunciou que em breve - entre 8 e 24 de Abril - terá lugar a quinzena gastronómica do borrego, que vai abranger todo o território do Alto Alentejo, contando com a participação de mais de 120 restaurantes. «E já estamos a trabalhar para que no próximo ano possa aqui avançar uma bienal do borrego», revelou o autarca, reserva o futuro pavilhão multiusos - em fase de conclusão - para acolher o evento.

Na cerimónia em que também marcaram presença a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.
 

Artigos Relacionados

« Voltar