Notícias

2023-05-24

Teatro de Estremoz abre porta a neto de Ruy de Carvalho. E o avô vai dar conselhos

 
Chama-se Henrique Carvalho. Tal como o avô Ruy, também abraçou a carreira de actor. Vem relevando uma vontade imensa de integrar novos projectos, preferencialmente fora de Lisboa. E Estremoz deverá cruzar-se no seu caminho
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   A luz verde para que Henrique venha a integrar o Colectivo Cultura Alentejo - a companhia residente no Teatro Bernardim Ribeiro (TBR) - acendeu-se esta terça-feira, à boleia de uma breve conversa entre Cláudio Henriques e o próprio Ruy de Carvalho (na foto). Precisamente em pleno palco do TBR, onde o actor foi protagonista principal de uma tertúlia, após a inauguração da exposição «Retratos Contados», traduzida em cerca de 30 fotografias de Ruy de Carvalho que homenageiam a sua carreira de oito décadas.

Família Carvalho. O avô Ruy, o filho João e o neto Henrique

 «Ruy de Carvalho já tinha conhecimento do nosso projecto, implementado há um ano e meio. Já tínhamos falado com o neto para a possibilidade de criarmos aqui uma ponte e, eventualmente, trabalharmos juntos», revelou Cláudio Henriques, para quem a oportunidade do contacto com Ruy de Carvalho pode ter acelerado este processo.

   O avô Ruy revelou que o neto Henrique ambiciona participar em novos projectos fora de Lisboa, assumindo que Estremoz será um «desafio muito interessante», numa altura em que, segundo Cláudio Henriques, o Colectivo Cultura Alentejo tem o objectivo de «levar o teatro mais longo», alegando que «o teatro é de todos». E neste desígnio o mediatismo da «família Carvalho» teria um papel relevante.

   «Para além de contarmos com o contributo do neto Henrique, teríamos ainda os conselhos do próprio avô Ruy, o que seria uma grande ajuda ara a nossa companhia», assumiu Cláudio, jovem actor que em 2020 - com o início da pandemia - saiu de Lisboa para Estremoz (terra natal) para criar o Colectivo Cultura Alentejo, que tem levado a arte a quem vive no Interior.

 
   Revela que, neste momento, conta com um elenco de seis actores, encontrando-se a produzir espectáculos, exibindo já uma oficina de teatro com 45 inscritos. Dos mais aos menos novos.
 

 
 

Artigos Relacionados

« Voltar