Notícias

2023-10-16

Tem fome? Não vá às compras. Alandroal dá dicas contra desperdício alimentar

 
Eis uma forma de evitar a compra de alimentos por impulso. A recomendação consta do Guia Prático Digital lançado pela autarquia, onde também se sugere o planeamento semanal de refeições e a elaboração da lista de compras. Mas há outra dica a reter: antes de ir ao supermercado espreite para dentro do frigorífico e da despensa, para não correr o risco de comprar algum produto que não precisa
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Este guia prático insere-se no projecto SUSTENTágua Alandroal, assumindo como tema os «Biorresíduos e diminuição do desperdício alimentar», alertando para a importância do consumidor estar atento à etapa de preparação dos alimentos, recorrendo aos utensílios adequados. 

   Cita as «facas afiadas, descascador, raspador, balança e copo medidor», destacando que, em matéria de confecção, deve de ser dada prioridade aos alimentos com maior potencial de degradação logo após a compra.  «Congelar alguns alimentos como pão, carne e fruta, como a banana, que pode aproveitar depois para batidos ou gelados». Já a água de cozedura dos legumes pode ser aproveitada para sopas e caldos. As refeições poderão ser planeadas semanalmente.

   Quanto ao consumo, o guia recomenda que sejam servidas porções de alimentos consoante o apetite de cada um, devendo os hortícolas e as frutas mais maduras serem os primeiros a irem à mesa. E se estivermos num restaurante? «Questionar sempre sobre tamanho das porções. Levar sobras para casa».

   O armazenamento deve ser feito com recurso a recipientes herméticos, para prolongar a vida útil dos alimentos. «Ideal para farinhas, açúcar, massas, sementes e cereais», diz o mesmo documento, aconselhando a que os alimentos sejam organizados consoante a data de validade, por forma a consumir primeiro aqueles com uma vida útil menor. 

   Mais. «Lavar e secar bem as frutas e vegetais antes de guardar, para evitar a proliferação e bactérias. Certificar-se que a carne está bem embalada, evitando a contaminação c ruzada com outros alimentos. Os alimentos congelados devem ser guardados a uma temperatura de -18º ou inferior, prolongando o seu armazenamento».

   A Câmara do Alandroal sublinha que «a redução do desperdício alimentar e a valorização dos biorresíduos são fundamentais para preservar o nosso Planeta e promover um estilo de vida mais sustentável», acreditando que o novo guia está «repleto de dicas e informações práticas para ajudar os munícipes a fazer a diferença».

   O Guia Prático Digital encontra-se em https://www.cm-alandroal.pt/wp-content/uploads/2023/10/Guia-Pratico-Digital.pdf , sendo referido que a grande fatia do desperdício alimentar, cerca de 61%, é proveniente das famílias, 26% provem do sector HORECA, como restaurantes ou cafés e cantinas. Os restantes 13% resultam do comércio como, por exemplo, de supermercados e pequenas lojas, como mercearias. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar