2023-07-20

Tenha cuidado onde mergulha este Verão

Desde 2013 que está em marcha uma campanha que tem como alvo os mais jovens para alertar, em pleno Verão, para o cuidado com os mergulhos nas praias. O presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, João Gamelas, alerta agora que é necessário conhecer o local onde se mergulha

   «Às vezes é só por um pequeno descuido. Mergulhar numa água que parece tranquila, numa piscina que parece tranquila, que não tem problema nenhum, sem conhecer de facto o que está por baixo daquela superfície da água. Depois é aí que muitas vezes se têm as grandes surpresas. É que, de facto, não há água depois daquela superfície ou praticamente não há água depois daquela superfície», diz João Gamelas.

   O dirigente avisa que é importante insistir nessa sensibilização, porque as próprias pessoas, mesmo que estejam sensibilizadas numa determinada altura, ao longo do tempo podem perder essa sensibilidade. «É sempre preciso lembrar-lhes para terem cuidado e não mergulharem em sítios desconhecidos e ter cuidado com os mergulhos para dentro da água. Tenham sempre a certeza do que está por baixo da superfície na qual estão a mergulhar. É fundamental que se insista nisto», reitera.

   Não há dados oficiais, mas o presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, pela experiência que tem, acredita que o número de casos está a diminuir. 
 
   «Baseia-se na experiência do dia-a-dia dos hospitais, dos números de doentes com lesões graves da coluna cervical por incidentes de mergulho, na experiência dos centros de reabilitação onde estes doentes acabam, de uma forma ou de outra, sempre que têm uma lesão grave, por passar uma temporada grande no sentido de tentar adaptar-se às novas condições de vida dentro daquilo que é a reabilitação possível».

[label_related]

« Volver