Notícias

2023-11-09

Todos os dias 30 refeições iam para o lixo nas escolas do Alandroal

A autarquia quer travar o desperdício alimentar e vai começar a responsabilizar os pais dos alunos que tirem a senha e depois não compareçam no almoço. São, em média, 30 refeições por dia e 600 por mês, equivalendo a 10% do que é produzido para as três escolas do agrupamento 

TEXTO | Roberto Dores
 
   O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, confirma que a autarquia vai agir junto dos encarregados de educação, que terão de pagar os respectivos 1.46 euros sempre que uma senha for requisitada e o aluno falte à refeição sem uma justificação de força maior. 
 
   A medida entra em vigor já na próxima semana. «Até aqui estamos todos a pagar os recursos e os pais têm que perceber que no momento em que estão a encomendar uma senha, ou o filho a consome ou vão ter que a pagar», reitera o edil.

   O município fornece almoços gratuitos a todos os alunos do 1º ao 9º ano, sublinhando João Maria Grilo que chegou a hora de disciplinar este processo e penalizar quem infringir as normas já a partir de segunda-feira. «Não podemos aceitar este desperdício de comida, que tem um impacto tremendo nos recursos do município. É comida que, depois de estar feita, não se consegue aproveitar», relembra o autarca.
 

Artigos Relacionados

« Voltar