Notícias

2024-08-01

Touca, óculos e bóia. Fomos ver as aulas nas águas abertas de Alqueva

O aquecimento tem início ainda no relvado da praia das Azenhas d´El Rei. Hoje só há quatro alunos para as aulas de natação nas águas abertas de Alqueva, mas o monitor não se importa: «É preciso começar para promover a modalidade e o gosto pela natação. Aos poucos, virá mais gente», acredita Humberto Batista
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Já Rita, Henrique, Guilherme e João estão preparados para a aula do dia. Touca, óculos e bóia sinalizadora compõem o equipamento para os alunos, que entram na água - estará a uns 23 ou 24 graus - para as primeiras braçadas.


   A volta está completa em cerca de dez minutos. Vamos lá conhecer a avaliação feita por Rita, 12 anos: «É a primeira vez que experimento nadar aqui. Achei melhor do que na piscina», assume a jovem. O monitor revela que alguns alunos que nadam em águas abertas assumem que regressar à piscina «é quase como um peixe regressar ao aquário».

   João Borralho é o mais experiente do grupo. Encara estas aulas de natação como «uma excelente oportunidade», fazendo votos para que mais alunos adiram à iniciativa. «A Câmara oferece estas aulas à população e acho que os mais novos devem participar e puxar mais por isto», apela, sustentando que na praia fluvial do Alandroal há «tudo para a prática de desporto na água. É aliciante e refrescante».

   O monitor Humberto Batista reforça a prioridade à actividade desportiva no concelho do Alandroal, que entronca na estratégia da Câmara, onde se aposta no fomento da actividade física em torno do lago de Alqueva. «É difícil, porque esse conceito não está instituído culturalmente», refere, apontando à necessidade de sensibilizar a  comunidade escolar. 

   «É preciso entrarmos nas escolas e implantar a canoagem, a vela ou tudo o que as escolas quiserem abraçar para fazer os projectos de desporto escolar», enfatiza Humberto Batista, deixando, ainda assim, um alerta par quem quiser nadar em águas abertas: «Façam-no sempre acompanhados ou com alguém sempre a observar». A reter.

Artigos Relacionados

« Voltar