Notícias

2022-10-31

Trabalhar 9 horas por dia e 4 dias por semana. Agrada-lhe?

 
O novo modelo de trabalho avança para o próximo ano para todas as empresas do sector privado. Contempla a redução semanal para quatro dias, mas também pode levar a turnos diários de nove horas

   É o que indica o projecto-piloto que vai ser apresentado esta quarta-feira na Concertação Social, não estando prevista qualquer «contrapartida financeira» por parte do Estado, apesar deste assumir o «suporte técnico e administrativo para apoiar a transição» para o novo modelo.

   Segundo avançou a TSF, os primeiros seis meses do próximo ano vão servir para preparar as empresas que queiram participar no projecto. O cronograma divulgado revela que as sessões de esclarecimento já terão começado, devendo decorrer até Janeiro.

   Em Fevereiro são escolhidas as empresas que vão fazer parte da experiência «com uma duração de seis meses, voluntária e reversível, com o apoio expresso dos trabalhadores», diz o mesmo texto que vai servir de suporte ao projecto-piloto.

   Confirmada a participação, cabe às empresas mudar - a partir de Junho e por seis meses - os horários dos trabalhadores, com uma redução das horas semanais de trabalho sem que haja corte salarial: ou seja, a semana de 40 horas pode passar a ser de 36, 34 ou 32, implicando nove, oito e meia ou oito horas diárias de trabalho. O modelo é definido por «acordo entre a gestão e os trabalhadores».
   
   Findos os seis meses, segue-se um outro de reflexão - Dezembro de 2023 -, em que a gestão da empresa analisa a experiência e determina manter a «nova organização, voltar à semana de cinco dias, ou adoptar um modelo híbrido».
 

Artigos Relacionados

« Voltar