Notícias

2022-08-08

Urina trata picada de peixe-aranha? É falso. Saiba o que fazer

Urinar sobre a lesão tem sido, ao longo de décadas, uma «mezinha» posta em prática por algumas vítimas, face ao desespero da dor após a picada.


Liliana Beirão, médica do Hospital da Luz
 
   Mas esta solução é desaconselhada pelos  especialistas, porque  só contribui para a disseminação do tóxico inoculado e pode agravar a erupção cutânea. O mesmo se aplica à água fresca.

   Então, como agir? Comecemos por explicar o  que se sente quando se é picado por um peixe-aranha. Inicialmente até pode parecer que se pisou uma rocha ou uma concha pontiaguda. Sente-se uma dor suave, que evolui quase imediatamente para uma dor intensa, difícil de suportar, com alterações da pele envolvente, que fica vermelha e inchada.

   Escutemos a médica Liliana Beirão, do Hospital da Luz: «Mantenha a calma e peça ajuda aos familiares ou amigos que o acompanham e ao nadador-salvador». Primeiro conselho. Segundo? «Coloque a zona da picada na areia quente», lê-se no texto publicado pela especialista, recomendando que, de seguida, a área da picada seja mergulhada em água quente, durante cerca de 30 minutos. 

   «Idealmente, a temperatura da água deve estar acima dos 40ºC, porque o veneno degrada-se com o calor», justifica, alertando que devemos ter cuidado com a água a altas temperaturas para não provocar uma queimadura. 

   Dado importante. «Este procedimento só terá efeito se for realizado nos primeiros 30 minutos depois da picada. Se não tiver possibilidade de usar água quente, tente aproximar outra fonte de calor à zona picada», diz, citando o exemplo de um cigarro aceso, «com cuidado e sem tocar directamente na lesão.»

   Pode, ainda, ser feita «terapêutica oral» para alívio da dor com analgésicos ou anti-inflamatórios como paracetamol ou ibuprofeno. 
Verifique se algum espinho do peixe-aranha se partiu e ficou na pele. Se assim for, será necessário removê-lo. Os espinhos visíveis devem ser retirados sem utilizar as mãos directamente. Por exemplo, com uma pinça. Desinfecte o local da picada, como faz com outra ferida vulgar.

   Último alerta. «Se depois destes passos não sentir alívio da dor, deve procurar ajuda médica.»
 

Artigos Relacionados

« Voltar