Notícias

2022-05-06

VAI LÁ ESTAR? Castelo do Alandroal invadido por... comida saudável e «boa onda»

O movimento “Soil to Soul” chega a Portugal com o evento “Soil to Soul Alandroal - Somos o que comemos”. A Câmara alentejana é a promotora do evento que segue um conceito já experimentado em Zurique, na Suíça. O festival, que vai tomar de assalto o Castelo local entre 14 e 15 de Maio, foi apresentado hoje, em Lisboa, e anuncia grandes nomes da cozinha nacional, arte e música. Enfim, boa onda.


 
O objectivo é promover a importância da regeneração dos solos para uma alimentação saudável como base para um futuro sustentável, procurando sensibilizar a comunidade para a conservação de «recursos naturais, sociais e culturais».
 



«Temos esperança num futuro mais sustentável para o nosso planeta e acreditamos que é possível sensibilizar as pessoas para a agricultura regenerativa e para a produção de alimentos mais puros e com mais sabor, esta é a essência do trabalho que desenvolvemos», assinala Anna de Brito, co-fundadora da Terramay Portugal. Acrescenta que se os solos forem bem trabalhados consegue-se «obter produtos benéficos para a nossa tão preciosa saúde e para o futuro da humanidade. É esta a mensagem que queremos transmitir durante os dois dias desta viagem pela natureza e pela gastronomia», insiste.
 


O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, tem apresentado o festival como um espaço que ambiciona convocar as pessoas para conviverem «através da música, da animação e da gastronomia, com a colaboração de pessoas ligadas à gastronomia que nos ajudarão a consumir de forma mais equilibrada».

O «Soil to Soul» projecta cruzar um ambiente de festa com a natureza, envolvendo produtores locais, na linha de eventos que a autarquia quer ter «em harmonia com o território, capazes de atrair pessoas que descubram um pouco mais do que é o Alandroal»,  ainda segundo João Maria Grilo, para quem se procura que estes eventos «sejam também atractivos para a região. Não os fazemos numa perspectiva fechada. Queremos envolver as pessoas que estão próximas de nós neste processo».
 
Com o mote “Somos o que comemos”, o evento contará com a presença de vários chefes nacionais, com a coordenação de José Júlio Vintem e Paulo Amado. Às chefes Marlene Vieira, Lídia Brás e Jóssara Martins juntam-se João Sá, Vítor Adão e Mateus Freire. Sob o mote da portabilidade da cozinha portuguesa veremos propostas confeccionadas com os mais frescos produtos locais de diversos produtores que irão marcar presença neste encontro de sabores genuínos e consciente.

Artigos Relacionados

« Voltar