Notícias

2023-01-06

Vamos cantar as Janeiras? Afinal, que tradição é esta?

 
Há várias teorias sobre a origem das Janeiras. Sabe-se que a tradição deriva de costumes pagãos. Já os romanos comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Janus terá mesmo dado origem à denominação do primeiro mês do ano: Janeiro
 
   A tradição realiza-se durante o mês de Janeiro sendo mais acentuada durante a primeira semana. Consiste num grupo de pessoas que vão pelas ruas cantar, de porta em porta, músicas que anunciam o nascimento de Jesus. Um anúncio à boa nova e também levando com eles votos de um Bom Ano Novo a quem a porta abrir. Outrora cantava-se à porta dos mais abastados.

   Como se como se formam estes grupos? Tradicionalmente, juntam-se grupos de amigos e vizinhos, alguns com instrumentos como pandeiretas, flautas, violas, acordeão entre outros. Distribuem as letras e os instrumentos e reúnem-se para cantar de porta em porta pelas ruas das aldeias.

   O grupo percorre as ruas das aldeias cantando e espalhando a boa nova. Quando os elementos chegam a uma casa, os moradores juntam-se num momento de convívio e diversão a ouvir as tradicionais canções. 

   Terminada a canção os moradores trazem algo para oferecer ao grupo. Estas oferendas antigamente passavam pelas sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia passa pela oferta de dinheiro, castanhas, nozes e chocolates.

   As músicas das Janeiras são simples. Quadras dedicadas ao Menino Jesus, à Nossa Senhora, a São José e a desejos de um bom ano. As músicas cantadas são conhecidas sendo que as letras variam de terra para terra e normalmente mudam de ano para ano. 
 
Diferente do cantar dos Reis 

   O cantar os Reis é, por sua vez, uma tradição cristã que corresponde à quadra festiva de Natal. Os Reis, segundo a Bíblia, correspondem aos três magos, Baltazar, Belchior e Gaspar que vieram dar as boas vindas ao Messias, que nasceu pouco depois do solstício de inverno, ofertando-o com incenso, ouro e mirra. Por sua vez esta é uma tradição que pretende tornar presente a adoração ao menino Jesus.

FOTO:  Acrílico de Raul Manuel Jesus

Artigos Relacionados

« Voltar