Notícias

2022-10-05

Verão continua por cá. Outono só chega domingo

As temperaturas máximas vão rondar os 34 graus Celsius em algumas zonas do Alentejo nos próximos dias, segundo avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera
 
   A meteorologista Patrícia Marques alerta que as temperaturas se apresentam bastante elevadas face ao que é a média no mês de Outubro, que por esta altura ronda os 23 a 24 graus. «Esta situação de valores de temperatura elevada está prevista, pelo menos, até dia 8 (sábado) e dia 9 (domingo)». Só no final do fim-de-semana se prevê uma descida para valores dentro da normalidade para esta época do ano.

   Perante o aumento da temperatura média entre regiões como o Alentejo e a escassez de água que tem a marcado os últimos anos, Filipe Duarte Santos, geofísico especialista em alterações climáticas, confirma que na região do Mediterrâneo - entre o norte de África e sul da Europa - a temperatura aumentou 1,5 graus célsius, traduzindo um valor superior à média global, fixada em 1,1 graus. «Os tais 1,5 são o que vamos ter nesta região ao fim desta década, em 2030», sublinha o professor.

   Filipe Duarte Santos vislumbra, ainda assim, oportunidades agrícolas com a menor precipitação, secas mais frequentes e temperaturas cada vez mais elevadas que irão provocar maior evaporação. «Isto requer uma política de adaptação e há estudos nesse sentido», diz, colocando-se ao lado da rega gota a gota como a que garante maior eficiência mesmo numa região árida como o Alentejo.

   Dá o exemplo espanhol da região, na bacia do rio Segura, junto a Alicante, em que milhares de hectares de terrenos quase desérticos conquistaram o epíteto de horta de Europa. «Foram buscar água junto à nascente do Tejo através de transvase, conduzindo-a ao longo de 300 quilómetros para regar os campos de estufas onde cresce os hortícolas todo o ano», diz.

Artigos Relacionados

« Voltar