A visitar

Azenhas d´El Rei ergue galardão de Praia Acessível logo na estreia

 
A praia de Montejuntos, no concelho do Alandroal, tem mais um motivo para festejar, depois de garantir o cumprimento de todos os requisitos que determinam a atribuição da classificação de «acessível» a uma zona balnear, permitindo o hastear do respectivo galardão


 
   A praia - que abriu ao público no início de Junho - exibe um «acesso pedonal fácil e livre de obstáculos», como manda uma das condições exigidas, a par de um estacionamento com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência.

   Outro critério contemplado pela nova praia de Alqueva aponta a uma rede de percursos pedonais acessíveis, totalmente livre de obstáculos, que se inicia na entrada e inclui passadeiras no areal. 

   A rede de percursos acessíveis conduz à zona de banhos de sol e sombras (chapéus de sol, toldos, colmos,  barracas), e chega o mais próximo possível da água. As instalações sanitárias e o posto de primeiros socorros adaptados às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida também estão em linha com os requisitos.

  Mais: Além da presença de nadador-salvador, a praia tem disponível equipamentos anfíbios para o banho e/ou o passeio na praia de pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, etc.), além de vestiários, duches, bebedouros e lava-pés acessíveis a todos;

   Na época balnear de 2022 o programa abrange 36% das praias designadas oficialmente como águas balneares, verificando-se um aumento de 5% face ao ano de 2021, do total de praias galardoadas no âmbito do Programa «Praia Acessível, Praia para Todos!». 

   O Programa Praia Acessível - Praia para Todos! foi criado em 2004 e desenvolve-se no terreno desde 2005, no âmbito de uma parceria institucional, ao nível da Administração Central do Estado, que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.
 

Artigos Relacionados

« Voltar