A visitar

Há um lugar no Alentejo onde o Paraíso é no Inferno

Hoje descemos uma escarpa até assentar os pés num refúgio natural e isolado na «fronteira» entre Mosteiros (Arronches) e Alegrete (Portalegre). O cenário é idílico. Estamos na cascata do Pego do Inferno. Mas mais parece um paraíso em plena Serra de São Mamede. O vídeo em baixo resume a beleza deste sui generis lugar
 

   A seca ditou a suas pesadas leis e aos dias de hoje a cascata não corre. Mas um grupo de jovens mergulha na parte mais funda do poço para garantir que há ali uns dois metros e meio de profundidade. Água límpida, apesar do ano pouco chuvoso.

   Num dia como o de hoje, em que os termómetros superam os 40 graus, encontramos 30 aqui em baixo. A imensa flora que embeleza o pego é a mesma que dá um abrigo natural às margens do espelho de água.



   Dados a reter. Se pensar em visitar não vá de chinelos, que o acesso não é fácil. E quem tiver mobilidade reduzida também terá dificuldade em descer a escarpa. 

   O carro fica na berma da estrada municipal 517, logo à saída dos Mosteiros. Até ao pego será necessário percorrer cerca de 200 a 300 metros vencendo um descida acentuada. Nada que um calçado com boa aderência não supere, mesmo a quem vai faltando a agilidade impulsionada pelo espírito de aventura.  
Mas compensa descer a escarpa. As imagens mostram porquê no vídeo que se segue.

Artigos Relacionados

« Voltar