A visitar

ÉVORA. Sabia que existe um relógio com pêndulo voador? (COM VÍDEO)

 
É um relógio de parede com "pêndulo voador". Data de 1970. Construído em madeira, exibe o mecanismo à vista. Trata-se de uma peça que é regulada por um pêndulo que se desloca pelas barras laterais (ver vídeo). 

Eis uma das atracções da exposição de relojoaria inédita em Portugal, que até esta sexta-feira ainda pode ser visitada no pólo de Évora do Museu do Relógio e que a partir de 10 de Janeiro será aberta ao público em Serpa.

Cerca de 250 relógios "exquisitos" - assim mesmo - estão em destaque nesta mostra, tratando-se de exemplares "que de uma forma ou de outra tenham uma identidade ímpar, uma forma diferente de dar as horas, que retratem uma sátira política ou social. Ou seja, que sejam o que os franceses chamam de ´exquisite´, segundo explica Eugénio Tavares d´Almeida, director do Museu.

Esta exposição temporária reúne vários relógios de bolso, pulso e de mesa, tendo todos eles sido cedidos temporariamente por coleccionadores “Amigos do Museu”.

O mesmo responsável acrescenta que não há qualquer intuito comercial. "Não há patrocínio de marcas ou importadores, pretende-se distinguir todos os relógios e os seus proprietários que participam na iniciativa", resume.

Artigos Relacionados

« Voltar