A visitar

Sem planos para o fim-de-semana? Alandroal e Estremoz estão em festa

 
As festas de Nossa Senhora da Conceição e o Festival da Juventude animam o Alandroal, enquanto as Festas da Exaltação da Santa Cruz ambicionam «encher» Estremoz. Começam já esta sexta-feira. Após dois anos de paragem por causa da pandemia, até os autarcas de ambos os concelhos anseiam pelo início dos arraiais

 
   O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, traça as perspectivas para o que aí vem nos próximos cinco dias: «Esperamos voltar aos níveis de festa que tínhamos antes da pandemia. Voltamos a ter animação do Festival da Juventude dentro do castelo todas as noites. Voltamos ter os espectáculos e as tasquinhas na Praça da República, além do programa religioso, desportivo e cultural».

   O autarca convida os concelhos vizinhos a visitarem o Alandroal por estes dias. «Venham conhecer-nos. Os espectáculos são atractivos e a entrada é livre em todos os recintos», acrescenta.

   José Daniel Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, assume que estas são «umas festas especiais», depois de um interregno de dois anos e vaticina «um momento de grande exaltação da cidade, convívio e alegria entre os estremocenses»

   Assume que «é muito bom voltarmos à nossa normalidade associativa e retomar as festas da cidade em parceria com a paróquia». Em função das condicionantes das obras do Rossio, as festas decorrem  no parque de feiras, mas, explica o autarca, «face à dimensão que as festas alcançaram não queríamos baixar a fasquia e o único espaço disponível era o parque de feiras.» Dado a reter: A Câmara garante transporte desde a cidade entre as 19.00 e 01.00 da manhã. 


   No Parque de Feiras e Exposições de Estremoz é Toy que sobe ao palco esta noite, mas a festa abre com uma salva de foguetes e morteiros a partir das 18.00 horas. Pelas 21.00 horas tem lugar a procissão com as imagens venerandas de Nossa Senhoras das Dores e do Senhor dos Passos, desde a Igreja dos Congregados até à Igreja de São Francisco. A abertura do arraial está agendada para as 22.00, precisamente à mesma hora que se inicia a corrida de touros.

   Já o Alandroal vai assistir ao Tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição pelas 21.00 horas, exibindo os ´Lucky Duckies’ como cabeça de cartaz para hoje. Pela meia-noite há duas sugestões à escolha: Baile tradicional na Praça da República ou outros sons no espaço discoteca em pleno castelo.

Artigos Relacionados

« Voltar